A dermatite nas mãos pode gerar um fardo muito grande ao paciente.
As nossas mãos são o contato que temos com o mundo de maneira direta. Lavar uma louça, tomar banho, nos vestir, coçar, apertar as mãos, digitar, trabalhos manuais, fazer as unhas, levar as mãos ao rosto etc são atividades habituais do nosso dia a dia. Pro paciente com dermatite das mãos essas atitudes cotidianas podem se tornar difíceis.
Ter lesões nas mãos pode gerar dor e constrangimento, dor ao manusear objetivos e fazer as atividades cotidianas e constrangimento pela vergonha da aparência das mãos (áspera, descamativa e ferida) nas atividades sociais.
A dermatite das mãos pode ser devida a inúmeras condições de saúde dentre elas a dermatite atópica, dermatite de contato (irritativa ou alérgica) e a psoríase. Ter um diagnóstico pelo dermatologista é bem importante pois assim o tratamento fica mais intuitivo.
Aqui vou te falar 3 erros comuns que os pacientes com dermatite das mãos cometem.
- Não ter uma rotina de pele adequada a condição da mão! Sabonete líquido com ph ácido ou syndet de limpeza x hidratação adequada.
- Não eliminar os gatilhos de piora da sua rotina: detergentes, acetona, produtos de limpeza, materiais químicos, caldo de alimentos, caldos de frutas cítricas, álcool em gel etc.
- Automedicação! Os pacientes vão ao médico de maneira bem irregular e seguem repetindo a receita que uma vez lhes foi passada. Isso diminui a eficácia do tratamento e aumenta a chance de efeitos colaterais.
Diagnóstico e tratamento são dados pelo dermatologista. Quando se fala em dermatite das mãos o acompanhamento é fundamental.