O QUE É?
A dermatite atópica é uma doença crônica inflamatória pruriginosa, ou seja, longa evolução, recorrente que cursa com muita coceira. A doença ocorre em surtos. Terão períodos de doença mais calma e períodos com a doença mais ativa.
Muito tem-se discutido sobre a DA ir muito além da pele, pois realmente tem repercussão em vários sistemas do corpo (aumento de infecções; outros processos alérgicos como asma, rinite e alergia alimentar; problemas emocionais etc).
Até o momento a DA não tem cura, mas tem controle na maioria das vezes.
O QUE CAUSA A DA?
É uma doença multifatorial que conta com a interação de vários fatores como alterações genéticas, barreira da pele deficiente, alteração no sistema imune, alteração da flora microbiana e do ambiente.
COMO SUSPEITAR DA DERMATITE ATÓPICA?
Pele ressecada e coceira são os sinais cardinais ou obrigatórios da DA.
A pele ressecada piora a coceira. E quanto mais coçamos a pele, pior fica a irritação. Isso gera um ciclo de coceira – irritação – coceira…. que tende a cronificar ou não deixar que a lesão melhore.
Gente isso é muito sério, foi demonstrado por estudos que a coceira crônica (aquela que dura mais de 6 semanas) pode ser mais debilitante do que a dor, pode ser incapacitante, levando a alteração do sono seja na quantidade ou na qualidade ou em ambos, ansiedade, depressão, isolamento social. E a ansiedade e depressão tão associadas com a DA podem piorar a coceira.
Lembrem-se: antes de querer tratar é importante ter o diagnóstico adequado! Assim o tratamento é direcionado e com maiores chances de sucesso.