Dermatite Atópica: o que é? O que causa? Como suspeitar?

O QUE É?

A dermatite atópica é uma doença crônica inflamatória pruriginosa, ou seja, longa evolução, recorrente que cursa com muita coceira. A doença ocorre em surtos. Terão períodos de doença mais calma e períodos com a doença mais ativa.

Muito tem-se discutido sobre a DA ir muito além da pele, pois realmente tem repercussão em vários sistemas do corpo (aumento de infecções; outros processos alérgicos como asma, rinite e alergia alimentar; problemas emocionais etc).

Até o momento a DA não tem cura, mas tem controle na maioria das vezes.

O QUE CAUSA A DA?

É uma doença multifatorial que conta com a interação de vários fatores como alterações genéticas, barreira da pele deficiente, alteração no sistema imune, alteração da flora microbiana e do ambiente.

COMO SUSPEITAR DA DERMATITE ATÓPICA?

Pele ressecada e coceira são os sinais cardinais ou obrigatórios da DA.

A pele ressecada piora a coceira. E quanto mais coçamos a pele, pior fica a irritação. Isso gera um ciclo de coceira – irritação – coceira…. que tende a cronificar ou não deixar que a lesão melhore.

Gente isso é muito sério, foi demonstrado por estudos que a coceira crônica (aquela que dura mais de 6 semanas) pode ser mais debilitante do que a dor, pode ser incapacitante, levando a alteração do sono seja na quantidade ou na qualidade ou em ambos, ansiedade, depressão, isolamento social. E a ansiedade e depressão tão associadas com a DA podem piorar a coceira.

Lembrem-se: antes de querer tratar é importante ter o diagnóstico adequado! Assim o tratamento é direcionado e com maiores chances de sucesso.

Se quiser receber mais conteúdo como esse, deixe seu e-mail na caixinha abaixo.

Autora

Picture of DRA. ALEXANDRA PEDRA DE CAL

DRA. ALEXANDRA PEDRA DE CAL

Tenho especialização em medicina de família e comunidade e dermatologia. Fiz toda a minha formação médica no Rio de Janeiro, especialização em dermatologia pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp