DERMATITES

A dermatite precisa ter nome e sobrenome para poder ser adequadamente tratada. Nem toda vermelhidão e descamação na pele são o mesmo tipo de dermatite. Ao ter um diagnóstico é possível identificar possíveis gatilhos de piora da sua doença e traçar o melhor plano de ação.

A dermatite atópica é uma doença crônica multifatorial que causa vermelhidão, ressecamento, feridas na pele e uma coceira por vezes incontrolável.

A doença pode ser leve moderada ou grave. De acordo com a gravidade dos sintomas, pode prejudicar muito a qualidade de vida de quem a possui afetando diversos aspectos do dia-a-dia do paciente e dos seus familiares.

Pode gerar prejuízo na qualidade de vida, baixa autoestima e complicações psiquiátricas como ansiedade e depressão.

Nesses últimos anos, a medicina evoluiu muito no estudo da dermatite atópica, atualmente contamos com um novo arsenal de tratamento aprovado para uso no Brasil.

Então aqueles casos de dermatite atópica moderada/grave que não responderam ao tratamento em creme podem agora ser tratados com a terapia sistêmica ou terapia alvo com mais segurança e menos efeitos colaterais.

A Dermatite Seborreica (caspa) também é uma doença inflamatória da pele que pode gerar vermelhidão, descamação e coceira nas áreas mais oleosas do corpo como couro cabeludo, área entre as sobrancelhas, cantinhos do nariz, sulco nasogeniano, região do meio do peito e costas. Pode ter gatilhos de piora como produtos irritantes e o estresse.

Não tem cura, mas tem controle. Dividimos o tratamento da dermatite seborreica em tratamento de fase aguda e tratamento de manutenção. Diferentes estratégias são usadas de acordo com a manifestação da doença.

A Dermatite de contato traduz as lesões inflamatórias que aparecem na pele (muito frequente nas mãos por exemplo) após o contato com alguma substância irritante ou que cause alergia no paciente.

Causa umas bolinhas avermelhadas na pele, as vezes com água, que gera muita coceira no local. Um pilar fundamental do tratamento é identificar e excluir a substância responsável por causar as lesões. Nem sempre é fácil, mas é possível.

As vezes atuamos como verdadeiros detetives para entender o seu dia-a-dia e o que poderia estar contribuindo para o aparecimento das lesões.

A Dermatite perioral são aquelas bolinhas avermelhadas ou as vezes amarelada que podem aparecer ao redor dos olhos, nariz e ao redor dos lábios. Causam uma sensação de grosseirão na pele e podem ser persistentes.

Pode ocorrer em crianças e adultos ou mesmo como efeito colateral de alguma medicação. O tratamento visa uma rotina de pele específica e o uso de medicações locais ou mesmo por via oral.     

Importante: Um dos gatilhos de piora das dermatites pode ser a transpiração excessiva. Muitos pacientes sofrem com o excesso de transpiração das mãos, axilas, virilhas ou plantas dos pés. É possível tratar esse excesso de transpiração com o tratamento com a toxina botulínica.

OUTROS PROCEDIMENTOS